Entre verdade e mentira

Em janeiro de 1980, o repórter Gay Talese havia acabado de lançar o livro A mulher do próximo, quando recebeu uma carta de um sujeito chamado Gerald Foos oferecendo-lhe uma história.

E a história era muito boa. Foos comprara um motel com o objetivo de observar os clientes pelo buraco da ventilação no teto de um dos quartos, e o fizera durante 47 anos.

Talese se interessou pela história e a perseguiu por três décadas. A reportagem foi publicada em 2016. O documentário Voyeur, disponível na plataforma Netflix, é uma espécie de making of do livro de mesmo título. A obra saiu no Brasil pela Cia. das Letras.

Talese é um dos representantes do chamado Novo Jornalismo, e escreveu clássicos do gênero, como o já citado A mulher do próximo, sobre a liberdade sexual dos americanos em tempos pré-Aids, Honra teu pai, sobre a máfia americana, e O reino e o poder, sobre o jornal New York Times.

E escreveu aquele que é considerado um dos mais famosos perfis do jornalismo, “Sinatra está resfriado”, sobre Frank Sinatra, sem ter entrevistado o cantor.

O longa-metragem dos diretores Myles Kane e Josh Koury mostra Talese em ação. Eis uma oportunidade rara de vê-lo expondo seus métodos de trabalho e aplicando-os diretamente na história de Gerald Foos.

Rigoroso e obsessivo, Talese leva anos para dar um livro por concluído. O documentário traz o registro dos encontros entre o jornalista e sua fonte nos anos em que a história de Foos estava sendo meticulosamente apurada.

“O jornalista é um voyeur, pois entra na história dos outros e escolhe como contá-la”, diz Talese numa cena do filme.

No entanto, a longa convivência com Foos não foi suficiente para evitar que Talese cometesse erros que quase afundaram o livro, logo após sua publicação, levando junto a sólida reputação do autor.

Para além dos bastidores de uma história pessoal de grande apelo, o filme estabelece uma discussão em torno dos limites éticos do jornalismo, em sua linha cada vez mais tênue entre verdade e mentira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s