Sobre homens e macacos

David Lynch voltou a aprontar.

Em comemoração ao seu aniversário de 74 anos, produziu, dirigiu e editou o curta ficcional What did Jack do?, que estreou na Netflix.

O curta-metragem em preto e branco, de apenas 17 minutos, é uma delícia de nonsense. A filmografia de Lynch é atravessada pelo mistério e pelo estranhamento, em filmes como “Cidade dos sonhos”.

Ao que parece, o diretor se valeu dos mesmos ingredientes para fazer esse filme de circunstância e comemoração, adicionando as tintas do humor. Num cenário exíguo, onde aparecem apenas uma mesa e duas cadeiras, um detetive (o próprio David Lynch) interroga um macaco por um suposto crime que ele teria cometido.

A estética é de filme noir e parece remeter aos romances policiais à la Raymond Chandler e Dashiell Hammett. Supostamente, detetive e suspeito já se conheciam, o que leva o acusador a pressionar seu acusado, num jogo de indiretas e evasivas, em diálogos espertos e divertidos (“A vida naquela época era dura, tão dura que dava pra abrir um coco.”).

O filme soa como um pequeno esboço, um gracejo que David Lynch preparou como um presente que deu a si e a seus fãs. Agradecemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s