Asas do desejo

Voar é com os pássaros, mas, se não podemos seguir-lhes os horizontes, que possamos ao menos contemplá-los.

E contemplação e diversão é o que não faltam no documentário Dança dos pássaros, que pode ser assistido na Netflix.

Ali as pequenas criaturas emplumadas são os grandes astros, observados em rituais que visam ao acasalamento.

A graça do filme não está apenas na beleza de cada pássaro, um “cast” que nem a mais avoada imaginação poderia ter concebido, em sua riqueza de cores e formas.

A dramaturgia criada pelo diretor Huw Cordey busca antropomorfizar o que não passaria de movimentos espontâneos do reino animal, a começar pela narração cômico-teatral de Stephen Fry.

Ao off engraçadíssimo soma-se um trabalho de edição que dá contornos galanteadores aos personagens, alimentada por uma trilha sonora pontuando cada gesto amoroso.

Quer você seja ou não um admirador dos pássaros, é impossível não se deixar embalar pelas artimanhas donjuanescas de um Rei do Balanço, um pássaro da Saxônia com as penas de cabeça mais longas entre todos da espécie. Convenhamos, um topete de fazer inveja a qualquer Elvis Presley.

E o que dizer da Ave-do-Paraíso, com sua cauda de 12 fios, única no mundo?

Alguns pássaros se reservam ares principescos. É o caso do McGregor, que constrói uma torre de gravetos especialmente para conquistar sua princesa.

O McGregor, porém, tem os dotes artísticos de um showman, digo, showbird: é um grande e inacreditável imitador. De seu gogó saem latidos – que ele emite para afugentar porcos selvagens -, vozes de crianças brincando e ruído de madeira sendo cortada. É um mago dos sons.

Mas talvez nenhum desses artistas se compare ao Carolina, que exibe uma requintada coreografia para nenhum Fred Astaire botar defeito.

É esse tom de quase fábula infantil que dá um toque especial a esse documentário encantador, diferenciando-o da abordagem naturalista de produções similares com cara de paisagem. Show!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s